segunda-feira, 26 de julho de 2010

Será que o planeta tem jeito?


No último semestre, tive a oportunidade de realizar na faculdade, uma oficina de comunicação (ou laboratório, como queira) voltado apenas pra o telejornalismo. Organizávamos pautas, direcionávamos reportagens, redigíamos, corríamos atrás de imagens, produzíamos todo o telejornal, seu formato e sua estética. E algo me surpreendeu: a quantidade de matérias, e de espaço de tempo, que os próprios meios de comunicação davam para as notícias que afetavam o meio ambiente (poluição, terremotos, enchentes, vulcões em erupção, catástrofes em geral...). Praticamente, em todos os programas que produzimos, tivemos de organizar matérias sobre agressões ao meio ambiente!
São tantos casos, que perdemos a conta das tragédias que assolaram nosso planeta e ainda afetam o próprio homem: terremotos na China e no Chile, tsunamis na Tailândia, vulcões na Islândia, derramamento de óleo na baía do México, queimadas nos Estados Unidos, nevascas na Europa, enchentes no Nordeste, desabamentos no Espírito Santo e por aí vai. Será que ainda não percebemos que estamos destruindo nosso próprio planeta a troco de uma comodidade que não se prolongará aos nossos netos (ou até filhos?)
Quanto tempo ainda levaremos para dar conta de que as tragédias naturais globais, o aumento da temperatura terrestre, a escassez de água e ar limpos, são todos decorrentes de nossa falta de planejamento para o futuro? De nossas atuais ações, por mínimas que sejam?
Ok, todos nós dizemos que isso está distante de nós, que não sofreremos tanto, que já fazemos nossa parte... Será?! Será que nos preocupamos (um mínimo) ao ponto de não jogar um papelzinho de bala sequer no chão, fechar a torneira durante o escovar de dentes, comprar eletrodomésticos econômicos, utilizar sacos biodegradáveis durante as compras, não ligar todos os veículos de comunicação ao mesmo tempo como TV, rádio, computador (sendo que às vezes prestamos atenção em apenas um)?
A mudança que queremos que a sociedade tenha, deve vir inicialmente de nós mesmos, para depois alcançar a esfera global.
Reflita: o pensamento gera uma ação. A ação gera uma atitude. Uma atitude gera um hábito. Um hábito gera valores. Os valores orientam uma vida. E uma vida precisa de um futuro. Portanto como está seu pensamento com relação a tudo o que está ocorrendo? Pense...

4 comentários:

  1. Concordo com seu texto.
    Infelizmente as pessoas chegam a ter essa consciencia, mas ninguém faz a sua parte, exatamente por achar que apenas sua parte não vai fazer nenhuma diferença e pela maioria pensar desse modo que as coisas estão do jeito que estão.
    As pessoas costumam a querer fazer alguma coisa a partir do momento que a situação começa a ficar drástica, as empresas agora estão investindo mais na sustentabilidade, isso é bom, mas é um exemplo do que eu acabei de dizer.
    Espero que as pessoas coloquem mais em prática o que elas já sabem e fazendo cada um a sua parte o mundo poderá ter grandes melhoras...

    ResponderExcluir
  2. Olá, gostei muito do seu blog, parabéns e boa sorte.... já estou seguindo e estarei sempre por aqui, meu blog é novo mais aguardo sua visita, se gostar me segue também...beijosss

    http://bonecatreviida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. o que falta é a consciencia do que vc faz e as consequencias dessa ação.

    ótimo espaço.

    td de bom!

    ResponderExcluir
  4. Olááá!! adorei o post!!! nós temos que preservar nossa natureza se quizermos que nossos netos vivam bem!!!
    parabéns pelo blog!!!

    www.julyritmoquente.blogspot.com

    Bjoks!!!

    ResponderExcluir