quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cyberbullying


Um novo tipo de agressão (não física, mas virtual, que afeta muito o aspecto emocional de suas vítimas), é o chamado cyberbullying, em que a característica principal é o uso de redes sociais e dos meios de comunicação para denegrir a imagem ou ofender pessoas, com a vantagem do anonimato de seus praticantes.
Com a evolução das mídias digitais (que trazem muito mais benefícios do que o contrário), e claro, da inventividade de pessoas que possuem grande má fé, a internet tem se mostrado um território perigoso onde qualquer pessoa pode passar por constrangimentos como a publicação de fotos alteradas em fotoshop, exposição pública de sua privacidade ou sofrer abusos como insultos ou comunidades criadas contra sua pessoa.
Simplesmente não há como entender a razão ou os motivos que levam as pessoas a diminuirem a imagem de outras virtualmente, o que demonstra uma falta de bom senso daqueles que dizem que isto seria apenas uma "brincadeira inocente".
Como já observado nos usuários de redes sociais, os agressores em sua maioria são os jovens, que por sua inconsequência e falta de valores, se escondem no anonimato.
Nunca passei por isso, mas imagino que a situação deixa marcas talvez muito mais profundas quanto uma agressão física, porque se levarmos em consideração a disseminação viral de informações, qualquer dado indesejável que venha a cair na rede será difícil de ser interrompido (praticamente ficará por lá pra sempre).
Torcemos para que as autoridades, e até os pais (que deveriam controlar os acessos à rede e as atitudes dos filhos de certo modo), possam no futuro estar mais atentos a esse tipo de problema, que se torna cada vez mais comum.

2 comentários:

  1. Poxa, esse negócio de Bullyng já é triste, cyberbullyng, então... pior ainda... de onde vem tanta raiva, tanta discriminação, gente?... Não dá pra entender racionalmente.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  2. Uau!!!! gostei desse termo cyberbullyng! e Parabéns pelo texto. Já vou te seguir pra não perder nada aki!!!!

    ResponderExcluir