quinta-feira, 22 de julho de 2010

Resultados do Enem 2009


Os resultados que o Ministério da Educação e Cultura divulgou sobre o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2009, realmente deixaram os especialistas e aqueles que trabalham ou dependem do setor de Educação com "os cabelos em pé". Quase sete mil escolas de todo o país tiraram média abaixo de 500, numa escala que vai de 0 a 1.000!
Percebeu-se a discrepância entre o ensino das escolas públicas e particulares, onde 97% das primeiras tiveram o resultado abaixo de 500.
De certo, esse resultado faz com que as escolas tenham de repensar seu projeto pedagógico e procurar novas maneiras e atitudes para que o aluno tenha a vontade e o hábito de estudar, principalmente o Português, matéria com maior índice de reprovação do exame. Alguns alegam que o Exame Nacional não é prioridade para os alunos, havendo um baixo índice de participantes nos dias de prova, porém, os melhores resultados deveriam puxar a média para cima, o que não é o caso.
Num país como o nosso, é inadmissível que o ensino esteja num patamar tão baixo e que o ensino superior tenha de se adequar à falta de pré-requisitos como saber ler e escrever, nos seus alunos recém chegados do ensino médio. Que tipo de profissionais sairão das universidades, sendo que estas têm de correr atrás do ensino perdido anteriormente? Uma bola de neve sem fim, é o que isso representa, a partir do momento em que o Governo Federal retirou a ideia de reprovação das escolas e adotou a "Educação Continuada".
Qualquer dia, estudantes de Jornalismo como eu, irão pra faculdade para aprender "novamente", tudo aquilo que foi deixado pra trás em Português, por exemplo...
Absurdo total e falta de critérios e objetivos para a Educação.

3 comentários:

  1. A Educação nunca foi o foco dos nossos governantes. Creio que isso também vem da falta de motivação de muitos professores. Devemos começar a educar melhor as nossas crianças, afinal elas são o futuro do nosso país.

    ;D

    ResponderExcluir
  2. Ola, adorei o blog já segui.
    Segue o meu tambem
    www.hyagofantinel.blogspot.com

    Abraços.

    ResponderExcluir