quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Você conhece o consumidor 2.0?


O mundo das relações comerciais e das tecnologias de comunicação, criaram um novo tipo de cliente, que preocupa-se em ser visto e ouvido pelas grandes corporações: é o consumidor 2.0, advindo da chamada web 2.0 (ultraconectada), onde seus usuários agora demonstram uma incrível capacidade de por meio de suas opiniões, fazer com que as empresas mudem de atitude e passem a respeitar seus pontos de vista, seja com relação à qualidade de seus produtos ou sua falta no mercado, seu design, ou até uma propaganda mal vista pela sociedade.
Pode-se dizer agora, que o antigo ditado "o cliente tem sempre a razão", pode começar a ser tratado de forma mais literal, onde quem realmente tem o poder de ditar regras é aquele que consome um produto e que pode divulgar suas crítica para o mundo inteiro.
As empresas neste momento têm quase que a obrigação de abrir seus canais de comunicação e tentar perceber qual é a repercussão de sua marca, seus produtos e a visão de seus atentos e críticos clientes, tentando adaptar-se a esse novo tipo de consumidor.
Ficamos mais inteligentes, acessíveis e unidos, portanto, temos a capacidade de reivindicar sempre o melhor para nós. A sociedade se fortalece (mesmo que virtualmente), e toma novos rumos relações comerciais mais justas e igualitárias.
Nós, comunicólogos, agradecemos!!!

4 comentários:

  1. Devemos agradar para ter um produto valorizado.

    ResponderExcluir
  2. adoreeei o blog...tem uns assuntos bem intereantes...muito legal

    ResponderExcluir
  3. Devo dizer, primeiramente, que adorei seu blog. Lí alguns textos e gostei de todos eles. meus parabéns.
    Mas oque realmente me chamou a atençao, apesar de suas inteligentissimas, foi o seu perfil. Temos em comum muitas coisas.
    Ganhou uma leitora assídua.
    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Devemos da valor ao que temos para ter um produto conhecido!

    ResponderExcluir