segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Pagando pelos erros...


A cada término/começo de ano, nos deparamos com uma situação recorrente: a grande quantidade de chuvas e tempestades que assolam principalmente o sudeste do país (SP, RJ, MG e ES), ocasionando grandes inundações e riscos para a população (lembre ainda no incidente que deu-se no início deste ano, com o desabamento de terra que matou várias pessoas no Espírito Santo, fazendo com que tivéssemos a impressão de que o decorrer do mesmo não seria fácil).
Praticamente, a cada verão, com o progressivo aumento do calor global e nas grandes capitais (principalmente São Paulo, com sua impermeável camada de asfalto escaldante), aumenta-se também o volume de água que despeja a cada nova "investida de São Pedro". Uma ironia, mas podemos dizer que "um santo acaba por punir o outro por seus erros".
Na verdade quem paga pelos erros somos nós mesmos, que nunca pensamos no futuro e ajudamos a deixá-lo ainda mais sombrio.
Sim, culpa nossa! Quanto lixo produzimos que poderia ser separado e reciclado (independente da existência ou não de cestos de coleta seletiva)?! Quantos cestos são depredados por jovens e/ou pessoas, que não têm a mínima educação de preservar o que é seu?! Quantos de nós ensina a educação ambiental aos filhos, e a põem em prática?! Quantos de nós mantém seu próprio ambiente organizado e sustentável (diga-se, sem sacolas de lixo em calçadas que podem ser levadas pela enxurrada)?!
O que se envolve aqui não são apenas atitudes sustentáveis (muito em moda no discurso das grandes empresas hoje em dia), mas a preocupação com o próprio futuro, com o da família e do próximo.
O governo tem culpa em não ter um bom programa de coleta de lixo domiciliar, é verdade; o planejamento de galerias e a ocupação da população ao lado de córregos ou áreas de risco nas grandes capitais também é questionável. Muitos fatores influenciam o aparecimento de desastres pelo mau tempo; mas o maior problema dentro de tudo isso, ainda é um só: a maneira como o homem ainda pensa e age.
Pelo jeito, devemos ficar preocupados. Estão vindo mais nuvens negras por aí...

14 comentários:

  1. Olá! Em primeiro lugar, quero dizer que curto muito o seu blog e justamente por isso, vim dizer que estou te indicando para receber 11 selos de qualidade!

    Dê uma passadinha no meu blog para conferir e saber como receber o selos.

    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  2. "O governo tem culpa em não ter um bom programa de coleta de lixo domiciliar, é verdade; o planejamento de galerias e a ocupação da população ao lado de córregos ou áreas de risco nas grandes capitais também é questionável."

    Muito bom!

    ResponderExcluir
  3. Concordo parcialmente! Pois para mim alguma dessas tragédias são fatores naturais que talvez não possam ser evitados, mas vc falou muito bem cara, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. o Fabio obrigada pelo conselho que me deu viu
    muito agradecida *-*
    estou te seguindo
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  5. com certeza, tbem penso o mesmo, e ainda tem gente que joga a culpa em /Deus, por ter acontecido...
    sem lembrar q erraram muito na vida e estão pagando pelo mal cometido!

    ResponderExcluir
  6. As chuvas são fenômenos da natureza que não podem ser contidos; lixo é produção (degradação) do homem. Cabe ao povo ter mais consciência e ao governo tomar medidas que venham a sanar isso.

    ResponderExcluir
  7. NÃO MORO EM SAMPA, MAS O QUE A GENTE VÊ NA TV É UM CAOS. A CULPA TAMBÉM SE DEVE AO AQUECIMENTO GLOBAL QUE ESTÁ COBRANDO A CONTA AGORA,MAS TAMBÉM A MÁ ADMINISTRAÇÃO DE INÚMEROS GOVERNOS DIANTE DA OMISSÃO DO PROBLEMA.

    DÁ UMA VISITADA NO MEU BLOG, ACABEI DE REFORMULAR. ABRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  8. Pois é, consciência é tudo nessa vida, mas parece ser difícil a muitas pessoas. Pena...
    Belo blog!

    ResponderExcluir
  9. Existe uma questão que é fundamental para solucionar este problema: o investimento em infra-estrutura nas grandes cidades! Vide o exemplo de Tóquio!!!
    Mas, é claro, reciclarmos é o caminho ético-ambiental lógico!!!
    Parabéns novamento pelo BLOG!!!

    http://felipedesouza-psicologo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Primeiramente.. Que comentário ma-ra-vi-lho-so você deixou no meu blog, li várias e várias vezes. Muito lindo, obrigada, suas palavras são belíssimas.

    Quanto ao texto daqui, é, nunca fui à São Paulo, porém, claro que já ouvi falar sobre o caos, o clima e etc. Infelizmente não são muitas as pessoas que tem consciência do quão grave isso é e pode ficar.

    Um feliz 2011. :)

    ResponderExcluir
  11. Você ganhou um selo : Blog de Ouro 2011!
    Para retirá-lo é só deixar um comentário em meu último post, e dps, escolher outros 15 blogs para prestigiar com este selo.
    BjoKas, Karen.

    ResponderExcluir
  12. muito interessante seu blog. ÓTIMA postagem.

    beijoca.
    http://mundomona.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. essas perguntas me fizeram parar pra pensar...será que estou contribuindo para preservar o ambiente em que vivemos?

    ResponderExcluir
  14. A pena é q poucos contribuem para preservar. E todos pagamos o preço da falta de preservação.
    bjs

    http://www.coposcheiosdevodkaerocknroll.blogspot.com/

    ResponderExcluir