quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Reflexão 3 - Felicidade


Ultimamente, tenho estudado e visto muitas matérias acerca da felicidade. Um tema um tanto subjetivo e particular para cada ser pensante em nosso planeta. A única questão é: será que sou realmente feliz? Você, leitor é?
Em uma matéria da jornalista Ana Paula Padrão em programa para a TV, a mesma foi até o Butão, pequeno país próximo à Ìndia para desvendar um fenômeno curioso: o fato de o país adotar não mais um índice econômico (PIB - produto interno bruto) para avaliar seu crescimento, mas sim levar em conta o FIB - Felicidade Interna Bruta, que abrange as relações possíveis do homem com seu ambiente, seja com a família, amigos, política, economia, consigo mesmo, com sua saúde, com os animais, com o meio ambiente, dentre outros. E acredite, lá eles são felizes, e muito!
Então penso: se for levar em consideração todos esses aspectos, talvez nunca serei feliz por completo. O certo é que há muita coisa das quais nos preocupamos e não estamos contentes. Mas a felicidade não envolve apenas a alegria, mas sim a satisfação, e talvez esse seja o ponto principal a ser destacado.
Existem hoje tantas pessoas em situações precárias, com dificuldades financeiras, com carências e deficiências, que passam por percalços... Mas ainda assim, abrem um sorriso confiante e se dizem felizes. Por que não nos exemplificamos nelas?!
Por que temos de nos fazer de vítimas, de tentar demonstrar aos outros com nosso egoísmo que temos problemas (talvez) maiores do que eles?! Possivelmente, este egoísmo é o que nos faz não estar bem consigo mesmos e com os outros.
Creio que a gratidão, tanto pelos fatos positivos quanto negativos, é o que nos torna realmente felizes. Porque por trás da felicidade, sempre existe a esperança e a fé de que tudo dará certo. Mais do que um estado de espírito, a felicidade pode tornar-se uma filosofia de vida.
Portanto, como disse Bob Marley numa de suas músicas colocadas em propaganda de carros e no filme "Eu sou a Lenda", com Will Smith, "don't worry about a thing, 'cause every little thing is gonna be alright!".

5 comentários:

  1. Concordo plenamente com isto : "Creio que a gratidão tanto pelos fatos positivos quanto negativos, é o que nos torna realmente felizes. Por que por trás da felicidade, sempre existe a esperança e a fé de que tudo dará certo."

    A vida é tão plena, que se refletirmos bem veremos que todos os acontecimentos que ocorrem conosco são pro nosso crescimento, independente de qualquer coisa, favorecendo ou não só alcançamos a maturidade através disso. E pra ser feliz, basta crermos, afinal com esperança e fé sem dúvidas; tudo se torna possível.

    Adorei seu blog, vou estar dando uma passadinha por aqui sempre que possível rs, abraço!

    Ahh,BG igual ao meu! (Bom gosto!)[2 hahahaha.


    http://ammandinhad.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. A felicidade é tão subjetiva e incerta.
    recentemente li sobre um estudo que dizia que quem ganha bem é mais feliz do que quem ganha menos.

    ResponderExcluir
  3. Vi que você escrevia bem quando li
    o seu comentério no meu blog, mas agora tive a certeza.
    Adorei o texto!
    Podiamos aotar o FIB, rs.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito do seu post, e principalmente da parte que fala pra não sermos egoistas e não pensarmos só em nós, pois é assim que eu vivo, as pessoas tem problemas maiores que o meu e eu sempre quero saber de mim, seu post me fez pensar um pouco, estou te seguindo espero qe me siga também. http://kateluzzi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Segue uma indicação de livro sobre a Felicidade: "A Felicidade Paradoxal", de Gilles Lipovestsky. Enquanto adotarmos o PIB ao invés do FIB, nunca seremos felizes. Felicidade se faz com pouco, muito pouco. Está nas pequenas coisas, no dia-a-dia. Em fazer uma gelatina com os filhos em casa ao invés de levá-los ao Mc Donalds (e pegar trânsito, ficar nervoso até achar vaga no estacionamento, e pra encontrar uma mesa na praça de alimentação etc...). Obrigada pela visita no blog! http://www.cintiadalbello.blogspot.com

    ResponderExcluir