terça-feira, 30 de novembro de 2010

A guerra no Rio


Depois de muito tempo sem postar aqui, finalmente alguma notícia que vale a pena ser comentada neste humilde blog: a guerra no Rio de Janeiro que está sendo travada nas favelas cariocas do complexo do Alemão e adjacências entre traficantes e o conjunto da polícia civil, militar, o BOPE, e as forças armadas do país.
Como disse meu colega Gordo Narimatsu, a semana passada foi o momento ápice, em que nunca sentimos tanta vontade de assistir ao noticiário para ver as imagens de luta dos "mocinhos contra os bandidos".
As imagens de tiroteios, helicópteros sobrevoando a favela, fuga de traficantes e apreensões foram incríveis, e infelismente traduzem um retrato da realidade que o país vive, sendo enviada diretamente pra fora, numa época em que estão próximos a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Creio que daqui a 2 anos, José Padilha, diretor de Tropa de Elite e Tropa de Elite 2, terá em mãos muito material para se trabalhar e colocar em uma nova continuação, que segundo ele mesmo "é apenas uma versão baseada em alguns fatos da realidade".
De qualquer forma, estas ações demoraram e muito para acontecer, mas podem significar um momento importante de mudança para o país; de que as coisas realmente podem mudar, tanto na forma de se pensar (excluindo-se de vez a falta de vontade e acomodação dos brasileiros), como na forma de agir (com ética e cidadania, revendo-se os verdadeiros valores para a sociedade). Um exemplo típico disso é o recente fortalecimento da Venezuela, com a retirada dos mineiros e do país "do fundo do poço", literalmente, num retorno do verdadeiro sentimento de nacionalismo e patriotismo.
Esperamos que essas ações em conjunto de nossas forças possam acabar de vez com todos os problemas (ou a maioria deles) no Estado do Rio e que nosso país se torne cada vez mais livre de corrupção e bandidagem. Que haja um final feliz para a futura continuidade de Tropa de elite 2. É isso.

15 comentários:

  1. Eu acredito que dessa vez "vai".. só isso. BLOG GENIAL e Textos de outro nível. Parabéns.

    Muito boa a Postagem, e o Blog é muito legal, Parabéns, comentei :) e acompanhando aqui ... se puder retribuir comentando e me seguindo, eu retribuo da mesma maneira, abraços.
    Blog muito legal, parabéns

    http://musilitica.blogspot.com

    Afim de Parcerias, troca de banner e link. Recrutando membros para a equipe do Musilítica, se estiver interessado add no msn milsonobscuro@hotmail.com
    Me sigam, comentem e eu irei retribuir com a força de todos, conto com a força galera.

    ResponderExcluir
  2. É tudo "fake"! Só estão gravando o Tropa de Elite 3...

    []'s
    blog.avoado.com

    ResponderExcluir
  3. Se fosse fake, tava bom demais! rsrs!
    Valeu victor, abraços!

    ResponderExcluir
  4. Não digo que teve um final feliz, por que teve inocente que morreu.
    Mais pelo menos agora tem paz naquela região, agora é trabalhar pra manter esse belo trabalho.
    Seguindo pra voltar ok.
    http://umsernovo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Foi tenso! Fiquei com muito medo, e, vou confessar, pensei que fosse demorar um pouco mais para não muita coisa ser feita. Surpreendi-me! Rápido e eficaz.
    Que orgulho! (E olha que não estamos em época de Copa/Olimpíadas [triste realidade; falso patriotismo])

    ResponderExcluir
  6. Olá, retribuindo a visita...
    O estado do Rio, infelizmente tem uma parte dominada por pessoas que às vezes têm poder maior do que a polícia, e isso não é algo que devemos nos orgulhar.
    O recente conflito em que o Rio está passando é - na minha opnião - prova de que o país não se deixou entregar e está correndo atrás dos prejuízos, o que é bom.
    Espero igualmente que Padilha tenha uma material bom para o próximo filme, e que o tema dessa vez seja como a favela se tornou um lugar bom para se viver e como a polícia foi eficaz.
    Ótimo blog, gostei de tudo, bela abordagem dos temas.
    Abraços
    Amanda, do TudoJuntoiMisturado

    ResponderExcluir
  7. É uma pena que tenham mesmo demorado tanto a tomar essa atitude. Mas antes tarde do que nunca, né?
    Quanto ao blog, poste mais, não desanime não. Estou seguindo. ;)

    ResponderExcluir
  8. Recado: Oi Fábio o seu comentário no post "Ah, Matemática", postado no meu blog, está hoje no post com os comentários da semana.
    Passa lá. Ok.
    Abs
    http://umsernovo.blogspot.com/2010/12/32-comentarios-da-semana.html

    ResponderExcluir
  9. Adorei o seu blog, super original e criativo .
    e sobre esse assunto que de certa forma influencia todos nos, eu so espero que acabe tudo bem tbein .



    Acordei , estava passando um filme de guerra do século 21 na TV . Aí vi escrito em baixo AO VIVO .

    Paz e Força para o Rio de Janeiro (yn)
    http://juliana-009.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Vim,gostei e tô seguindo!
    Beeijos!

    ResponderExcluir
  11. Obrigada por visitar-me no meu blog. Estou te seguindo pois adorei o seu e não quero ficar de fora das novidades. Beijos e + beijos...

    ResponderExcluir
  12. Não acredito em mocinhos e bandidos, enquanto houver "corrompidos" por esse sistema a guera só vai ter uma trégua, infelismente.
    Obg pela visita ;)

    ResponderExcluir
  13. o que será do no pais?
    seu blog muito bom mesmo e interesante

    depois da uma paassada no meu e vota na gta do mês de janeiro: http://aufanaticos.blogspot.com/

    gostei do seu blog se aceitar parceria entra em contato

    ResponderExcluir
  14. Fico indignada e impressionada com o que houve no Rio, mas não me canso de dizer que os grandes culpados de toda essa situação são traficantes, governo e usuários (que sustentam o tráfico). Ambos devem sofrer punição por conta disto, mas infelizmente, a justiça não é para todos e nem age às claras.

    ResponderExcluir